Vale do Douro Encantado

Porque que este território é tão especial?

O Vale do Douro é conhecido nos quatro cantos do mundo. Repleto de peculiaridades, curiosidades e segredos, é um dos maiores orgulhos dos portugueses. Com artigos, fotografias e notícias que saem diariamente sobre a Região, é impossível não ter um conhecimento mínimo da beleza única das incríveis paisagens do Douro. Mas, ainda assim, há muitos segredos para descobrir, especialmente se começar a explorar o Norte de Portugal!

Acerca do território

O Douro Vinhateiro

A Região Demarcada do Douro (a Primeira Região Vitivinícola Demarcada e Reconhecida do Mundo) foi criada no reinado de D. José I, pelo seu Primeiro-Ministro e futuro Marquês de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, por Lei de 1756, a qual, depois de sofrer alterações ao longo do tempo, foi ratificada em 1921.

Esta bela região, também conhecida como "País Vinhateiro", estende-se ao longo do vale do rio Douro e dos seus numerosos afluentes, desde Barqueiros (Mesão Frio) até Barca d'Alva, numa área de aproximadamente 250.000 ha, abrangendo concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Bragança e Guarda.

A Região Demarcada do Douro está dividida em 3 "zonas":

Baixo-Corgo, Cima-Corgo e Douro Superior.

"Eu sou bastante independente, preciso mesmo de um guia para visitar o Porto e a região do Douro?"
- é isto que está a pensar...

Bem, depende! Deseja uma experiência local, única e memorável, feita à sua medida?
SIM!

Isso significa que vai ficar preso connosco o tempo todo?
NÃO! NÃO DE TODO! 

Por isso, temos a certeza de que irá pedir toda a nossa dedicação!

Veja as nossas sugestões de pausas curtas!

Deseja visitar?

Para desfrutar plenamente do Porto e da Região do Douro, sugerimos que descubra esta região com a ajuda de alguém que conheça bem o território e os produtores locais! Nós somos esse alguém! Quem mais?

Não só oferecemos um profundo conhecimento da história, da cultura, do património, da gastronomia e, claro, dos vinhos, como também proporcionamos as melhores experiências, uma vez que conhecemos os pequenos produtores e podemos organizar visitas a lugares não turísticos, permitindo-lhe estar em contacto com o modo de vida local, o que é um tipo de visita completamente diferente.

Para além disso, temos uma longa experiência como guias não só na região do Douro, mas também no Porto, Aveiro e Braga e outras regiões vinícolas como o Minho, Dão, Bairrada, todos locais fantásticos para os amantes do vinho!

Veja os nossos programas!

Curiosidades acerca do Douro

Há certos mistérios que rodeiam o Vale do Douro, que mesmo os mais conhecedores da Região podem não saber. Então, será que é mesmo um verdadeiro conhecedor da Região do Douro?

Descobrimos curiosidades que a maioria dos portugueses desconhece.

33,000 produtores

1 HECTARE CADA

Ao todo, existem cerca de 33.000 produtores no Douro. No entanto, a maioria destas pessoas tem apenas 1 hectare de vinha e o proprietário vende as uvas a cooperativas e outras empresas produtoras de vinho.

"Surriba"

IMPRESSÕES DIGITAIS DE DEUS?

"Surriba", sabe o que significa? É uma técnica agrícola através da qual se escava a terra para a amaciar. A maior manifestação desta técnica encontra-se no Douro e nos seus famosos socalcos. O homem sempre sentiu a necessidade de limpar o terreno do Douro para a adequada plantação da vinha. Os socalcos não são, portanto, uma obra da Natureza, mas um resultado perfeito da harmonia entre o suor do trabalho e as paisagens naturais. Desta forma, a limpeza e regularização do terreno permite a criação de condições favoráveis ao crescimento da vinha, permitindo a fixação das raízes e da água, mantendo uma temperatura constante e evitando a erosão.

Território do Xisto

O SEGREDO

A pedra predominante na região do Douro é o xisto, uma rocha metamórfica fortemente laminada. Esta característica já é conhecimento geral. No entanto, poucas pessoas sabem que é um dos principais fatores na produção de vinhos mundialmente apreciados. Sendo rico em nutrientes, este solo tem também uma propriedade útil de retenção de água. Esta pedra consegue reter uma certa quantidade de humidade suficiente para permitir que a vinha sobreviva nas condições áridas que prevalecem durante a maior parte do Verão.

Paleolítico

LOCAL DE PATRIMÓNIO MUNDIAL

Na região, existem vestígios de povoamento humano inscritos no xisto. Estes vestígios podem ser encontrados em cerca de 500 rochas do Vale do Côa, sendo consideradas as primeiras grandes manifestações artísticas conhecidas e constituindo o maior conjunto de arte paleolítica a céu aberto do mundo. Foi declarado Património da Humanidade em 1998. Esta região contém ainda abundantes vestígios do Neolítico à Idade do Ferro, como monumentos megalíticos, esculturas zoomórficas e pinturas rupestres.

Blends

UVAS

A maioria dos vinhos do Porto e Douro são blends, ou seja, misturam diferentes castas, entre doces e ácidas, para encontrar um equilíbrio (perfeito). Existem cerca de 100 castas certificadas pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto - IVDP para a produção de vinhos do Douro e Porto.

1756

1ª REGIÃO VINICULA

A Região do Douro é a mais antiga Região Demarcada de Vinhos do mundo. Este registo tem origem na delimitação territorial de 1756, ordenada pelo famoso Marquês de Pombal, data da primeira demarcação das "Vinhas do Alto Douro", que definiu o primeiro modelo institucional de organização de uma região vitivinícola a nível mundial. A partir daí, muitas outras seguiram o exemplo. Esta delimitação permitiu, assim, garantir a qualidade e a autenticidade dos vinhos do Vale do Douro.